quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EnoTiras



Ela é loira! (sem preconceito, claro)


Taças

Muitos de nós já se perguntou porque existem taças de diferentes formatos e tamanhos, ou simplesmente porque não usa-se apenas uma taça. A resposta parece simples, mas não é. Cada vinho necessita de uma determinada taça para poder "abrir" e demonstrar seu real sabor, odor e até mesmo sua real cor. Por exemplo: um vinho tinto e encorpado se degustado em uma taça de espumante não abre, não revelando seu verdadeiro sabor. Estranho, né??








Vamos então a uma rápida explicação sobre cada uma delas:





Taça para vinhos tintos:


São taças largas e com aberturas grandes, o que permite maior contato com o ar e uma rápida abertura do vinho.




Taças para vinhos brancos:







São taças de tamanhos uniformes que permitem que o vinho receba mais ar, fazendo com que o aroma se desenvolva constantemente.



Taças para espumantes:






Estas taças lembram tulipas e são bem altas, possibilitando que a espuma cresça.





Depois desta simples e rápida explicação só o que nos resta é utilizar a taça certa e degustar um bom vinho ou espumante!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Enotiras


Dr. o meu tratamento com Merlot por favor

Temperatura do vinho branco

O vinho branco deve ser bebido mais resfriado, para moderar sua acidez, naturalmente mais alta. Contudo, não pode ser servido muito gelado, pois os aromas ficariam totalmente inibidos, não se desprendendo para o nariz. Em suma, deve-se encontrar uma temperatura equilibrada que não realce a acidez nem iniba a percepção aromática.
Para resfriar um vinho claro, não se recomenda, em hipótese alguma, colocar pedras de gelo no líquido, pois ele se diluiria e sua qualidade seria prejudicada. Também não é conveniente colocá-lo em congelador, pois o resfriamento muito brusco pode afetar o aroma e o sabor. Além disso, se ficar muito tempo no congelador, o vinho aumenta de volume, expulsando a rolha ou, pior ainda, quebrando a garrafa.
O método mas indicado é mergulhar a garrafa dentro de um balde contendo pedras de gelo, água gelada e sal grosso (que acelera o resfriamento) durante o tempo necessário para que o vinho alcance a temperatura ideal, que em média leva cerca de 30 minutos.
Como alternativa, pode-se também colocar a garrafa na parte de baixo da geladeira por até duas horas, dependendo do tipo de vinho que se queira resfriar como os mais adocicados.
Fonte: Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados. Autor: José Osvaldo Albano do Amarante

domingo, 1 de janeiro de 2012

EnoTiras

fonte:http://prazeresdovinho.net



Por isso é sempre indicado pensar no futuro ao se inscrever no SISU!

Recesso

Caros seguidores, como puderam perceber demos uma breve paradinha nas postagens do blog por motivos festivos.
Porém desejamos a todos boas festas e um Ano Novo recheado de saúde, paz, amor, alegria e tudo de bom que possa existir.

Aproveitem o recesso para curtir a família, os amigos, os amores, etc., aproveitem também para degustar "aquele" bom vinho e para brindar com o espumante que mais lhe agradar, afinal de contas datas assim merecem todas as alegrias, comidas e bebidas necessárias para fazer esta época única e inesquecível.

A equipe do Falando Sobre vinho deseja a todos Boas Festas!




fonte:http://karlakrause.blogspot.com/2010/01/feliz-ano-novo.html