O vinho branco deve ser bebido mais resfriado, para moderar sua acidez, naturalmente mais alta. Contudo, não pode ser servido muito gelado, pois os aromas ficariam totalmente inibidos, não se desprendendo para o nariz. Em suma, deve-se encontrar uma temperatura equilibrada que não realce a acidez nem iniba a percepção aromática.
Para resfriar um vinho claro, não se recomenda, em hipótese alguma, colocar pedras de gelo no líquido, pois ele se diluiria e sua qualidade seria prejudicada. Também não é conveniente colocá-lo em congelador, pois o resfriamento muito brusco pode afetar o aroma e o sabor. Além disso, se ficar muito tempo no congelador, o vinho aumenta de volume, expulsando a rolha ou, pior ainda, quebrando a garrafa.
O método mas indicado é mergulhar a garrafa dentro de um balde contendo pedras de gelo, água gelada e sal grosso (que acelera o resfriamento) durante o tempo necessário para que o vinho alcance a temperatura ideal, que em média leva cerca de 30 minutos.
Como alternativa, pode-se também colocar a garrafa na parte de baixo da geladeira por até duas horas, dependendo do tipo de vinho que se queira resfriar como os mais adocicados.
Fonte: Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados. Autor: José Osvaldo Albano do Amarante