segunda-feira, 27 de junho de 2011

Análise crítica do marketing enológico

O bom posicionamento de um produto no mercado consumidor depende de vários fatores, a diferença de um produto para outro vai além da embalagem. Do início ao fim do processo de produção devesse pensar no cliente e no que esse espera encontrar no produto desejado.
O trabalho tem por objetivo conhecer melhor o mercado, suas tendências e o que poderia ser feito para um melhor posicionamento do vinho no mercado brasileiro.
Buscou-se através de revisão bibliográfica explicações do que leva o vinho brasileiro a ser tão pouco conhecido ou pouco consumido pelos brasileiros. Foram feitas comparações com outros tipos de bebidas mais consumidas e suas estratégias de mercado que podem servir de exemplo pros profissionais do vinho.
O vinho brasileiro enfrenta graves problemas com relação ao posicionamento de mercado, visto que o produto brasileiro era até pouco tempo visto como sendo de baixa qualidade o que ajudou na busca pelos importados da Argentina e Chile que entram com baixas taxas no nosso país em função do MERCOSUL sendo por isso mais em conta pro consumidor do que os nossos. Grandes avanços já estão sendo percebidos no intuito de criar produtos com maior qualidade e de embalagens mais elaboradas.
O que ainda falta pro vinho brasileiro é agressividade. O produto deve aparecer mais para ser lembrado, e o consumidor precisa ser mais bem informado para saber escolher o melhor vinho. Não adianta nada fazer o melhor produto se não divulgarmos que esse é o melhor.

Autores: Eveline, Fabielle, Laureane e Sabrine

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