segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Enotiras

Fonte: http://www.ivoviuauva.com.br

Vinho branco


O vinho branco tem uma cor dourada e um sabor frutado. Pode ser produzido a partir de uvas brancas: “blanc de blancs”: ou de uvas negras: “blanc de noir”. Sim, o vinho branco pode ser produzido com uvas tintas. Diferentemente do vinho tinto, o branco é servido gelado e é ótima companhia para peixes e frutos do mar. A determinação da cor “branca” decorre da retirada das cascas da uva do mosto antes da sua chegada aos tanques de fermentação.
Principais uvas brancas: Chardonnay, Chenin Blanc, Gewürztraminer, Moscatel, Riesling, Sauvignon Blanc, Sémillon.

Fontes: http://www.mundovinho.com.br
http://www.enoleigos.com.br

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Agradecimentos!

É com enorme prazer que agradecemos à todos aqueles que fizeram da I Semana Acadêmica do Curso de Enologia um evento grandioso e muito bem organizado, foi um marco que não sairá da memória de todos aqueles que puderam prestigiar esta semana de puro aprendizado. Obrigada a todos vocês:


Acadêmicos do curso de enologia responsáveis pela organização do evento.

Coordenador do curso Wilson Valente da Costa Neto.


Reitora Nádia Bucco.

Professora Renata e Fernando Zocche.

Professora Suziane Antes.
 
Professor Norton Sampaio.
 
 
 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Enotiras


Manhã de Campo no Rigo Vinhedos





Na manhã do dia 9 de dezembro, como encerramento da I Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enologia, os acadêmicos visitaram o Rigo Vinhedos, propriedade localizada em Três Cerros (entre as cidades de Bagé e Dom Pedrito - RS).

O Dr. Luiz Antenor Rizzon, falou-nos a respeito:
- A Profissão de Enólogo

O Dr. Antônio Santin, apresentou-nos dados da propriedade
(Rigo Vinhedos) e da produtividade, além de nos conduzir até os vinhedos e dar
as devidas explicações e orientações.

*Fica o agradecimento por total gentileza, tanto ao proprietário, como aos demais funcionários!
 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Enotiras


Matéria da Enquete

Degustando um bom vinho


Os Sentidos que participam na degustação:

A visão é o primeiro sentido que intervém na degustação, proporcionando informações sobre o aspecto do vinho, seu estado de limpidez e coloração. Este sentido influi muito sobre outros, uma vez que o degustador possui a tendência de julgar mais severamente um vinho turvo do que um brilhante, ocorrendo o mesmo para os vinhos de coloração anormal. De outra parte, a intensidade corante de um vinho tinto permite julgar seu corpo, enquanto a tonalidade define sua idade; no caso do vinho branco, a cor amarelo-dourado indica seu estado oxidativo.
O segundo sentido interessante é o olfato. Deve-se sempre sentir o vinho antes de levá-lo à boca. Através do olfato, percebem-se os constituintes voláteis. O órgão sensorial encontra-se na parte superior das fossas nasais. As narinas servem para conduzir o ar inspirado, do qual uma pequena parte, carregada de substâncias aromáticas, chega até a mucosa olfativa, podendo-se desta maneira identificar um vinho com aroma, com bouquet ou com algum defeito ( cheiro de borras, ácido sulfídrico, ácido cético, acetato de etila, mercaptano ).
 As sensações percebidas quando o vinho é colocado na boca não correspondem somente ao gosto propriamente dito; participam também, em larga escala, o olfato através da via retronasal (é o aroma gustativo, aroma de boca) e mesmo o sentido tato. Assim, muitas vezes, quando se fala do gosto de um alimento, trata-se na verdade de sensações devidas ao olfato.  Os órgãos sensitivos do corpo estão localizados nas papilas as quais possuem sensibilidade a gostos específicos. 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vitis vinifera

O termo vitis vinifera é usado para denominar as uvas viniferas europeias, a partir delas são elaborados os vinho finos. Existem diversas variedades brancas e tintas, entre elas:
A branca Chardonnay
A tinta Merlot
Uma das tintas mais conhecidas, Cabernet Sauvignon
Essas são as mais conhecidas uvas viniferas, claro existem muitas outras varidedades e vinhos maravilhosos é só escolher o que melhor se adequa ao seu paladar.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Enotiras


Fonte:http://www.tiopike.com/index.php/imagens/tirinhas/megusta-vinho/

Enotiras


Elaborada por Jansen Pires e desenhada por José Bastos acadêmicos do curso Bacharelado em Enologia.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Conexões dos Saberes Deds

Nos dias 17 e 18 do mês de novembro as blogueiras do curso de Bacharelado em Enologia juntamente com o Pet Agronegócio da Universidade Federal do Pampa participaram em Porto Alegre do evento Conexão dos Saberes Deds na UFRGS, onde tiveram diversas palestras e divulgações de trabalhos sobre variados assuntos, as alunas compartilharam dois banner de conteúdo: Conhecendo o Resveratrol e Análise crítica do Marketing Enológico.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

I SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENOLOGIA


Acontecerá de 06 a 09 de dezembro de 2011 a 1ª Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enologia da UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. O evento é aguardado com ansiedade, já que é o primeiro deste porte que os alunos organizam e as palestras apresentadas serão de alto nível de conhecimento.
O evento contará com palestras com excelentes profissionais, tais como o presidente do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) Carlos Paviani; Samar Velho da Silveira, pesquisador da EMBRAPA UVA E VINHO e Rinaldo Dal Pizzol da Vinícola Monte Lemos e Vinícola Dal Pizzol, entre outros. Encerrando, com um mini curso de degustação de vinhos.
Em breve divulgaremos a programação. Aguarde!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alunos da enologia conheceram os vinhedos da Guatambu


Foi no dia 01 de novembro que a turma do Bacharelado em enologia pode conhecer os vinhedos da Guatambu. Nesse dia a proprietária Gabriela Pötter nos explicou tudo sobre o cuidado das videiras,bem como a história da empresa.

Durante a caminhada entre os vinhedos tivemos uma grata surpresa, um ninho delicadamente escondido entre as folhas da videira. Sem dúvida a maior prova de que a preocupação da empresa em preservar a natureza está surtindo efeito. Durante todo passeio muitos passáros puderam ser observados.
Na foto acima a máquina Lazo TPC que dispensa o uso de fungicidas no trato as videiras.

Ao final a turma pode degustar o luar do pampa um excelente gewürztraminer.

Na foto as moças do blog junto a minha variedade favorita. Adoro um bom merlot!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

I JANTAR DE HARMONIZAÇÃO


O I Jantar de Harmonização da turma de Bacharelado em Enologia , ocorreu no dia 27 de Outubro de 2011 , no restaurante Cumbuca de Dom Pedrito. O evento contou com a colaboração dos produtores de vinhos finos de Dom Pedrito, que colaboraram com seus vinhos harmonizando-se perfeitamente com o cardápio.
Os acadêmicos foram responsáveis pelo " Serviço do Vinho" , cada um tinha aproximadamente duas mesas para servir os vinhos. Foram orientados pela professora Renata Sampaio Zocche, que fez do evento um marco para a história do Bacharelado em Enologia.
Foi um evento belíssimo , e que com certeza se repetirá por muitos anos!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Enomatic

Com o objetivo e a iniciativa de expandir ainda mais os vinhos pampeanos, o Restaurante pedritense Cumbuca e alguns produtores da região adquiriram uma incrível, surpreendente e cara máquina, a "Enomatic" que custa aproximadamente o suficiente pra você comprar um carro zero do ano.


Esta maravilhosa invenção nada mais é do que uma máquina que serve e expõe vinhos, possuindo diferentes doses: 30, 75 ou 150ml, dependendo da vontade do cliente. Se você é um apreciador de vinho mas tem receio de comprar uma garrafa inteira com medo de não gostar do produto, a Enomatic é a solução já que se pode beber a um baixo custo até encontrar o vinho desejado.

Os preços e os vinhos são diversos, o que agrada a todos os bolsos e paladares. Vale a pena conferir!







segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Acompanhamento e observações sobre as mudas

3º semana...
Todas as mudinhas estão cheias de folhas, algumas mais que outras, o crescimento das mudas está sendo muito rápido daqui há alguns dias faremos a 1º Poda ou seja, escolheremos o "Braço"( galho) em que a nossa videira irá se fixar utilizando o apoio, assim começará o processo de crescimento da planta.


Muitas estão como na foto abaixo, cheia de galhos e esperando os próximos passos do crescimento.

Das 21 mudinhas apenas uma não se desenvolveu como as demais, felizmente é apenas um atraso como nosso professor Norton Sampaio nos informou, utilizaremos abudos para ajudá-la a crescer como as demais.


Observações:

Após a 4º semana iremos já pulverizá-las com uma mistura para protege-las de fungos e insetos, algumas receberão adubo orgânico para fortalecer o seu desenvolvimento e continuarem mais fortes, uma coisa muito importante é lembrar que estamos regando as mudinhas duas vezes por semana e expondo elas ao sol. Qualquer descuido ou exagero nas dosagens poderá ocorrer um
"estresse" nas plantas e elas sofreram alguma mudança no seu desenvolvimento, por exemplo uma mudança de clima afetará o crescimento das folhas fazendo que elas "queimem", por isso estamos tendo todo o cuidado necessário.

Aguardem mais informações, obrigada pela atenção!

Acompanhamento do desenvolvimentos das mudas


1º semana :
Após o plantio as mudas já começaram a desenvolver pequenos brotos (as chamadas gemas) na maioria das mudinhas. Já em outras o desenvolvimento está sendo bem rápido, em algumas já apareciam pequenas folhas como na foto abaixo...



Primeira gema brotando



Sabrine Ferreira e Laureane Mathias com as mudas.



Eveline Vargas regando as mudas. Todas as segundas e sextas temos esse compromisso com as mudinhas.


Na segunda semana podemos ver as folhas já bem desenvolvidas, algumas gemas não brotaram
por falta de abudo na terra utilizada.

Professor Norton Sampaio mostrando o local para fixar as estacas (base ) nas mudas.


Para o melhor crescimento das mudas o professor Norton Sampaio nos forneceu a dica de utilizar um apoio (base) para as mudas se fixarem e ter um crescimento mais seguro.



Foto das blogueiras
com as futuras videiras

Blogueiras na foto: Eveline Vargas, Fabielle Cardoso, Danielle Guedes e Sabrine Ferreira.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Curso de enologia teve sua primeira aula prática

No dia 07 do mês de Outubro, o professor Norton Sampaio ministrou uma aula prática sobre como plantar as mudas de videira. A variedade escolhida foi a Chardonnay. Cada muda foi colocada em um recipiente separado ficando cada aluno responsável pela sua muda, a qual será acompanhada pelos estudantes durante o seu desenvolvimento.
Confira as fotos
Professor Norton mostrando a posição correta das raízes.
O corte da raiz.
Feitio da cova.
Fixação da muda.
Alunos da Enologia com suas mudas.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vinho dos Mortos

Imagem:http://aldeia-de-gralhas

A prática tem este nome pelo fato dos vinhos serem enterrados para envelhecer por 1 ou 2 anos. A descoberta deste estranho método teve origem a aproximadamente 200 anos durante a invasão francesa em Portugal.
Os vinhos foram enterrados a fim de serem escondidos para que as tropas invasoras não se apoderassem dos mesmos, porém para a surpresa geral, quando as garrafas foram desenterradas foi constatado que os vinhos estavam melhores do que antes.
Para maiores informações:

XIX Avaliação Nacional de Vinhos


No dia 24 de setembro ocorreu a XIX Avaliação Nacional de Vinhos safra 2011 em Bento Gonçalves-RS.
As blogueiras Eveline e Sabrine fizeram-se presentes neste evento, onde foram degustados 16 vinhos representativos de 30% da safra 2011. Eram eles: 2 bases de espumantes, 6 vinhos brancos, 1 rosê e 7 tintos.
Ao final das degustações brindamos com um espumante, e com direito ao show de Os Fagundes que cantou músicas tradicionalmente gaúchas.
Após, houve um breve coquetel seguido pelo almoço de encerramento.
Foi um grandioso momento para o vinho brasileiro. Vale a pena participar!
Maiores informações no endereço:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conhecendo o resveratrol

O Trans – resveratrol é uma substância fenólica encontrada em uvas tintas (principalmente nas cascas e sementes) e em alguns vegetais. Este vem sendo apontado em várias pesquisas e estudos como uma substância capaz de combater células cancerígenas, doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento, entre outros tantos benefícios associados ao consumo moderado e regular do vinho tinto e a um estilo de vida saudável. O resveratrol age no organismo humano como antioxidante destruindo radicais livres, prevenindo e retardando a evolução de alguns tipos de câncer, como mama, próstata, pulmão, ovário, etc. Em ralação às doenças cardiovasculares, a molécula diminui os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom), desentope as artérias inbindo a aterosclerose, acidentes vasculares cerebrais e infartos, comprovando o paradoxo fracês, descrito por Serge Renaud (1990). A região da campanha vem se destacando na produção de vinhos finos, porém a população não possui uma cultura enológica devido ao recente desenvolvimento da atividade na mesma.
Autores: Eveline, Fabielle, Laureane e Sabrine.

Análise crítica do marketing enológico

O bom posicionamento de um produto no mercado consumidor depende de vários fatores, a diferença de um produto para outro vai além da embalagem. Do início ao fim do processo de produção devesse pensar no cliente e no que esse espera encontrar no produto desejado.
O trabalho tem por objetivo conhecer melhor o mercado, suas tendências e o que poderia ser feito para um melhor posicionamento do vinho no mercado brasileiro.
Buscou-se através de revisão bibliográfica explicações do que leva o vinho brasileiro a ser tão pouco conhecido ou pouco consumido pelos brasileiros. Foram feitas comparações com outros tipos de bebidas mais consumidas e suas estratégias de mercado que podem servir de exemplo pros profissionais do vinho.
O vinho brasileiro enfrenta graves problemas com relação ao posicionamento de mercado, visto que o produto brasileiro era até pouco tempo visto como sendo de baixa qualidade o que ajudou na busca pelos importados da Argentina e Chile que entram com baixas taxas no nosso país em função do MERCOSUL sendo por isso mais em conta pro consumidor do que os nossos. Grandes avanços já estão sendo percebidos no intuito de criar produtos com maior qualidade e de embalagens mais elaboradas.
O que ainda falta pro vinho brasileiro é agressividade. O produto deve aparecer mais para ser lembrado, e o consumidor precisa ser mais bem informado para saber escolher o melhor vinho. Não adianta nada fazer o melhor produto se não divulgarmos que esse é o melhor.

Autores: Eveline, Fabielle, Laureane e Sabrine

Apresentação

Criado no dia 27 de junho de 2011 o Blog tem por objetivo informar sobre assuntos relacionados a cultura enológica. Utilizando linguagem simples e de fácil compreensão publicaremos aqui temas relacionados ao vinho, para tirar dúvidas e discutir sobre o tema.
Então se você é da área, estuda a respeito, é apaixonado pelo vinho, ou simplesmente tem curiosidade sobre o assunto proposto seja muito bem vindo amigo leitor. Procuraremos dividir com você um pouco do que estamos aprendendo e esperamos o seu retorno. Comente, palpite, critique, bote a boca no mundo, pois queremos saber o que você acha de tudo que encontrar aqui. O seu retorno será de extrema importância para nós, pois só assim saberemos se estão gostando ou não dos temas apresentados.
Professores sintam-se a vontade para enviar suas devidas correções, sugestões, críticas e tudo mais que desejarem.
Colegas sintam-se a vontade para enviar trabalhos para serem publicados ele também é de vocês, nós apenas estaremos controlando o que será publicado afinal precisamos zelar pela qualidade dos assuntos a serem tratados e evitar que saiam deste contexto.
Deixo aqui então os nomes das moderadoras do Blog. Danielle Guedes, Eveline Vargas, Fabielle Cardoso, Laureane Mathias e Sabrine Ferreira.